top of page

Cachorro sente ciúmes?

Atualizado: 16 de jan. de 2019


Você acha que o seu cão sente ciúmes?


É sobre isso que vamos falar aqui nesse artigo do #BlogdaTVOsso.

#Ciúmes é um assunto um tanto quanto polêmico, não acha?


Muitas pessoas que adotam e ou compram um #cachorro depois de já ter um dentro de casa, sentem que o primeiro cãozinho apresentar ciúmes com a chegada do seu segundo cachorro.



Até a Ciência diverge sobre esse assunto. Alguns estudo apontam que não, que ciúmes é tipicamente humano. Outro dizem que sim, que nós ensinamos os cães a terem ciúmes. Mas, aí vem, o que é Ciúmes?


Segundo algumas pesquisas só #existeciúmes quando há um tríade: duas pessoas e #umcachorro, #doiscachorro e uma pessoa. Enfim. Três seres fofinhos ali envolvidos.


Vamos imaginar, por exemplo, que você tem em sua casa um Buldogue e um Labrador.


O #Buldogue é novo e por ser novo, recebe mais atenção. O #Labrador, mais velho, tem que entender que a relação entre você e o Buldogue vai ter mais recursos, mais interação do que com ele. O Labrador tem que entender que ele vai ficar parcialmente de canto nesta relação.


Só que para os #animais, no caso do exemplo, o Labrador e o Buldogue não vão necessariamente conseguir compreender toda essa dinâmica social.

Quando você está fazendo carinho no Buldogue e no momento aparece o Labrador colocando o focinho na frente, não necessariamente quer dizer que o Labrador esteja com ciúmes.


Alguns pesquisadores isso não é ciúmes. Porque ciúmes parte da teoria da mente, onde você quer manipular o outro, porque o ciúmes nada mais é do que uma manipulação.


Os cientistas dizem que os cachorros não são capazes de manipular o comportamento de um outro ser, seja um ser humano, seja um animal.


O que as pesquisas dizem é que o cachorro quer atenção e comida o tempo inteiro e que, se vem um outro animal, e tira estes recursos dele de alguma forma, ele passa a sentir a sua falta. Mas não é que ele sente ciúmes.


O “ciúmes”, somos nós, quem antecipamos esse comportamento. Enfim. Para que o seu cão deixe de ter esse “ciúmes” é só dar a ele um montão de atividades para fazer. Entendeu?


Gostou? Então não se esqueça acompanhar nossos artigos dia-a-dia e também de nos seguir nas redes sociais.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page